FAQs

Esclarecemos aqui algumas das principais dúvidas que nos costumam colocar.

  • Como registar um barco em Portugal?

    O registo de um barco em Portugal envolve várias etapas e depende do tipo de embarcação (recreio, pesca, comercial) e do seu tamanho. O processo também varia dependendo se o barco é novo ou usado, se tem registo Português ou noutro país. Em qualquer caso, é sempre necessário avaliar a documentação necessária, certificar todos os documentos e enviá-los às entidades competentes.

  • Como arranjar documentos para um barco?

    No nosso website fornecemos todos os documentos que devem ser assinados pelo cliente (na página embarcações). O cliente deve, no entanto, entrar previamente em contacto com os nossos serviços para verificar se tem os documentos todos.

  • O que é o certificado de conformidade CE de uma embarcação?

    Descreva o item ou responda a pergunta paO Certificado de Conformidade CE de um barco é um documento que atesta que a embarcação cumpre os requisitos essenciais de segurança e proteção ambiental estabelecidos pela Diretiva 2013/53/UE, aplicável a embarcações de recreio.

  • O que significa MT nos barcos?

    A inscrição MT significa que o barco está licenciado para a atividade marítimo-turística.

  • Que barcos posso conduzir sem carta?

    Embarcações com comprimento inferior a 5 metros e potência instalada inferior a 4,5 kW (6 hp) podem ser conduzidas sem carta.

  • Qual é a validade da carta de marinheiro?

    A validade da carta de marinheiro em Portugal está sujeita a regras específicas, principalmente relacionadas com a idade do titular. Aqui estão os pontos principais:

    A partir dos 70 anos: A carta deve ser renovada de 5 em 5 anos.

    A partir dos 80 anos: A renovação passa a ser de 2 em 2 anos.

    O pedido de renovação deve ser feito com uma antecedência de 30 dias face ao termo da validade.

  • Como pedir a taxa de farolagem?

    Se a sua embarcação está registada em Portugal deve renovar a sua taxa de farolagem no website Capitania Online + (https://capitaniaonline.amn.pt/COLWeb/).

    Se a sua embarcação está registada noutro país deve dirigir-se pessoalmente a uma repartição marítima, e apresentar o livrete e a sua identificação.

  • Quanto paga um barco de imposto?

    A taxa de IUC calculada para as embarcação está enquadrada na categoria F. Para 2025, o valor do IUC é de 2,95€/kW.

  • Como pagar o IUC de um barco?

    O IUC é pago anualmente, entre os dias 1 e 31 de janeiro, no portal da AT.

  • Quais são as vistorias a que as embarcações de recreio estão sujeitas?

    As embarcações estão sujeitas a diferentes tipos de vistorias, dependendo do seu tipo, tamanho e utilização. Atualmente existem três tipos de vistorias: iniciais, periódicas e extraordinárias.

  • Qual é a palamenta classe 5?

    A "palamenta" refere-se ao conjunto de equipamentos obrigatórios a bordo de uma embarcação, destinados a garantir a segurança da tripulação e da própria embarcação. No contexto das embarcações de recreio em Portugal, a palamenta varia consoante a classe da embarcação, que é determinada pela sua área de navegação. Deixamos aqui um arquivo para aceder à palamenta para embarcações de recreio.

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  • Como dar baixa de uma embarcação?

    O cancelamento do registo de uma embarcação de recreio em Portugal é um processo que pode ser necessário por diversos motivos, como venda da embarcação, transferência para outro país, desmantelamento ou perda. Aqui estão os passos e informações importantes para realizar este procedimento:


    Motivos para Cancelamento:


    Transferência do registo para outro país.

    Venda da embarcação.

    Desmantelamento.

    Perda da embarcação (naufrágio, incêndio, etc.).

    Inatividade comprovada ou falta de notícias da embarcação.

  • Como registar um barco na Polónia?

    Para registar uma embarcação (barco ou mota de água) na Polónia deve reunir um conjunto de documentos. Para facilitar deixamos aqui o acesso a uma brochura com toda a informação necessária.

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  • O que é preciso para conduzir uma moto de água?

    Para usufruir de uma mota de água precisa de: livrete; seguro; palamenta e carta de navegador de recreio.

  • Como legalizar um atrelado em Portugal?

    A legalização de um atrelado em Portugal depende do peso bruto do mesmo. Aqui estão os passos e informações importantes:

    1. Atrelados com Peso Bruto Inferior a 300 kg:

    Matrícula: Não necessitam de matrícula própria. Utilizam a matrícula do veículo trator.

    Documentação: É recomendável ter a fatura ou declaração de venda como comprovativo de propriedade.

    Seguro: Deve averbar a utilização do atrelado no seguro do veículo trator.

    2. Atrelados com Peso Bruto Superior a 300 kg:

    Matrícula: Necessitam de matrícula própria.

    Documentação: É necessário obter o Documento Único Automóvel (DUA).

    Seguro: Necessitam de seguro próprio

  • É preciso carta para atrelado?

    A necessidade de carta de condução para atrelado em Portugal depende do peso bruto do conjunto (veículo trator + atrelado). A carta de Condução da Categoria B permite conduzir um veículo ligeiro com um atrelado, desde que o peso bruto do conjunto não ultrapasse 3500 kg.

  • Quanto custa legalizar um reboque em Portugal?

    Prestamos um serviço completo na legalização de reboques em Portugal. O preço base é de 295€.

  • Como saber se um reboque está homologado em Portugal?

    Contacte os nossos serviços e nós damos-lhe um orçamento para o processo de legalização do seu reboque.